Cidades

Cardeal baiano candidato a papa embarca para o Vaticano para conclave

Imagem: Reprodução/Instagram
O conclave, que ainda não tem data definida, reunirá cardeais de todo o mundo na Capela Sistina, em um processo a portas fechadas  |   BNews Natal - Divulgação Imagem: Reprodução/Instagram

Publicado em 23/04/2025, às 13h17   Giovana Góis



O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, embarcou na noite desta terça-feira (22) para o Vaticano, onde participará do conclave que escolherá o novo papa, após a morte de Francisco. Considerado um dos nomes cotados à sucessão, Dom Sergio aparece em listagens da imprensa italiana como possível candidato ao cargo máximo da Igreja Católica.

A partida ocorreu por volta das 21h30, no Aeroporto Internacional de Salvador. O cardeal foi acompanhado por representantes da Arquidiocese e recebeu o carinho de fiéis, que pediram fotos e desejaram boa viagem. Natural de Dobrada, no interior de São Paulo, Dom Sergio recebeu em março o título de cidadão baiano e, agora, segue para uma das decisões mais importantes do catolicismo.

Membro da Congregação para os Bispos — órgão da Cúria Romana responsável pela criação de dioceses e nomeação de bispos — Dom Sergio foi nomeado cardeal em 2016 pelo próprio Papa Francisco. Antes de assumir o posto em Salvador, atuou como arcebispo de Teresina (PI) e, posteriormente, de Brasília (DF).

Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (21), um dia após o falecimento de Francisco, Dom Sergio falou com cautela sobre as especulações a seu respeito. “Nós vamos ter esse momento em que toda a Igreja será convidada a rezar pela eleição do futuro papa. Quanto às especulações, elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, afirmou.

A possibilidade de que um novo latino-americano assuma o comando da Igreja Católica após Francisco é considerada remota por parte da imprensa europeia. Ainda assim, o nome de Dom Sergio figura entre os cerca de 136 cardeais com direito a voto no conclave e, portanto, elegíveis para a função de pontífice. Segundo o jornal italiano Il Tirreno, embora improvável, sua eleição não pode ser descartada.

“O mais importante neste momento é a oração pelo Papa. É continuarmos unidos como Igreja e, claro, quando chegar o momento, rezar ainda mais pela Igreja e pela eleição do novo papa”, completou Dom Sergio.

O conclave, ainda sem data definida, deve reunir cardeais de todos os continentes e será realizado a portas fechadas, na Capela Sistina, no Vaticano.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp