Polícia

[VÍDEO] Médico é denunciado por maus-tratos a animal em aula prática e gera revolta nas redes

Reprodução: Redes Sociais
Parlamentares também se manifestaram sobre o caso e exigem ações das autoridades competentes  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução: Redes Sociais

Publicado em 27/04/2025, às 19h00 - Atualizado às 19h12   Leonardo Pereira



Um vídeo registrado durante um evento do curso de medicina veterinária da Universidade Potiguar, em Mossoró, tem repercutido nas redes sociais neste domingo (26).

No registro feito por alunos da instituição, o médico veterinário Saul Cortez, induz um cachorro a uma parada respiratória para mostrar aos alunos como proceder diante de casos como esses. 

Saul Cortez é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e possui registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte desde 2003.

O fato aconteceu na sexta-feira (25), durante o minicurso de "Atendimento clínico de urgências e emergências" do UnP Vet 2025, evento do curso de medicina veterinária. Veja o vídeo:

Repercussão

O Deputado Federal Del. Matheus Laiola (União-PR) e o Vereador de Natal Robson Carvalho (União) postaram o vídeo do caso nas redes sociais e cobraram providências das autoridades. "Não podemos normalizar a dor como método de ensino! Maltratar animais não é aprendizado, é crime!", diz no post.

Na postagem, internautas repudiaram a ação do médico e cobram da universidade e das autoridades providências legais para punir o profissional pela conduta.

"Estamos entrando em contato com a Polícia Civil, Ministério Público, Universidade Potiguar (UnP), e Conselho Federal e Regional de Medicina Veterinária para que tomem as providências cabíveis", finaliza.

O BNews Natal procurou a instituição para esclarecer os fatos. Em nota, a UnP afirma que o profissional não faz parte do quadro de docentes da universidade. No comunicado, a Universidade diz que repudia veementemente qualquer prática que configure maus-tratos aos animais, e abriu uma investigação interna para apurar o caso. A Universidade também se colocou à disposição das autoridades competentes.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento 

Em atenção ao questionamento do BNews Natal, a Universidade Potiguar (UnP) informa que repudia veementemente qualquer prática que configure maus-tratos aos animais.

A Instituição reforça que já iniciou a apuração rigorosa dos fatos relacionados ao procedimento realizado por um especialista convidado que, registre-se, não integra o quadro docente da Instituição, durante um evento do curso de Medicina Veterinária, no dia 25/4. Ao término da análise, a Universidade adotará todas as medidas cabíveis.

A UnP permanece à disposição das autoridades competentes e reforça seu compromisso com a ética, o respeito à vida animal e a formação responsável dos seus alunos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp