Cidades

Cardeal condenado por corrupção desafia Vaticano e diz que vai ao conclave

Becciu argumenta que suas prerrogativas cardinalícias permanecem intactas, apesar de sua condenação e afastamento do cargo. - Foto: Tiziana FABI / AFP.
Angelo Becciu, condenado por corrupção, viajou a Roma para o conclave, desafiando a decisão do papa Francisco sobre sua exclusão  |   BNews Natal - Divulgação Becciu argumenta que suas prerrogativas cardinalícias permanecem intactas, apesar de sua condenação e afastamento do cargo. - Foto: Tiziana FABI / AFP.

Publicado em 23/04/2025, às 11h52   Redação



O cardeal italiano Angelo Becciu, condenado em 2023 pela Justiça do Vaticano por corrupção, viajou a Roma ontem à noite para participar do conclave, processo que escolherá o próximo papa após a morte de Francisco.

Becciu quer participar na eleição papal, mas isso coloca à prova uma importante decisão do papa Francisco, que anos antes tinha ordenado o seu afastamento do cargo.

Angelo Becciu, de 76 anos, não aparece na lista oficial dos cardeais com menos de 80 anos aptos a votar. Em 2020 o cardeal se envolveu num escândalo financeiro sem precedentes no Vaticano, relacionado com a compra de um edifício de luxo em Londres que causou um rombo de 139 milhões de euros nas finanças da Santa Sé.

"O papa reconheceu intactas as minhas prerrogativas cardinalícias, uma vez que não houve uma vontade explícita de me excluir do conclave nem o pedido explícito da minha renúncia por escrito. A lista publicada pela assessoria de imprensa não tem valor jurídico", rebateu Becciu ao jornal L'Unione Sarda.

A gravidade da situação levou o papa Francisco a tomar uma atitude severa: não só demitiu Becciu do cargo de cardeal, como também lhe retirou o direito de participar em futuros conclaves.

"A morte, por mais repentina que seja, não pode apagar sete anos de colaboração estreitíssima, de partilha das mais altas decisões eclesiais e pastorais da igreja universal, de amizade e de costumes consolidados", afirmou Becciu.

Leia também: como funciona o ritual que vai nomear próximo papa?

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp