Cidades

Criminosos furtam quilômetros de cabos em menos de 24h e afetam serviços essenciais no RN; entenda

Imagem Criminosos furtam quilômetros de cabos em menos de 24h e afetam serviços essenciais no RN; entenda
Dois grandes furtos de cabos elétricos no RN afetam saúde e educação, deixando centenas sem energia.  |   BNews Natal - Divulgação

Publicado em 14/04/2025, às 14h19   Giovana Góis



Em menos de 24 horas, dois grandes furtos de cabos da rede elétrica causaram prejuízos no interior do Rio Grande do Norte, deixando centenas de unidades consumidoras sem energia, incluindo postos de saúde, escolas, restaurantes e serviços de telecomunicação.

O caso mais recente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (14), por volta de 1h40, na comunidade de Serra Vermelha, localizada entre Areia Branca e Mossoró, na região Oeste potiguar. Segundo informações da Neoenergia Cosern, cerca de 900 metros de cabos da rede de média tensão foram levados por criminosos, interrompendo o fornecimento de energia para 313 unidades consumidoras.

Entre os locais afetados estão unidades de saúde, instituições de ensino, pousadas, restaurantes e sistemas de internet e telefonia. Técnicos da distribuidora trabalham desde as primeiras horas da manhã para recompor a rede elétrica. Às 9h57, a empresa informou que os serviços seguem em andamento, respeitando os protocolos de segurança.

O furto aconteceu menos de um dia após uma ocorrência semelhante nas praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, em um trecho entre Areia Branca e Porto do Mangue. Na madrugada do domingo (13), foram levados aproximadamente 2 quilômetros de cabos — o equivalente a 21 vãos da rede —, o que resultou em quase 16 horas de apagão para 339 unidades consumidoras.

Em resposta aos ataques, a Neoenergia Cosern mobilizou equipes técnicas de Mossoró e Assu para atuar em regime de força-tarefa e garantir o restabelecimento da energia nos pontos afetados. Vale lembrar do maior furto de fios já ocorrido no RN, que aconteceu em 6 de abril de 2025, em Areia Branca.

A concessionária reforça o apelo à população para denunciar ações suspeitas, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 190.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp