Cidades

FEMPTUR 2025 movimenta turismo potiguar e destaca potencial dos municípios do RN

A entrada na FEMPTUR é gratuita - Alessandro Imperial
O evento reúne municípios, empresas e artesãos que apresentarão um panorama diversificado sobre várias temáticas  |   BNews Natal - Divulgação A entrada na FEMPTUR é gratuita - Alessandro Imperial

Publicado em 25/04/2025, às 17h43   Júnior Teixeira



Começou, nesta sexta-feira (25), a 11ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (FEMPTUR), evento já consolidado como uma das principais vitrines do turismo regional. Com entrada gratuita e funcionamento das 14h às 22h, o evento acontece no Centro de Convenções de Natal até este sábado (26). A feira promete reunir cerca de 14 mil visitantes neste ano

Organizada pelos empresários Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, da Argus Eventos, a FEMPTUR 2024 conta com mais de 80 estandes confirmados, reunindo municípios, empresas e artesãos que apresentarão um panorama diversificado da cultura, gastronomia, turismo de aventura, agricultura familiar e manifestações culturais do estado.

Em entrevista ao BNews Natal, Antônio Roberto ressaltou o papel estratégico da feira no fortalecimento do turismo interno:

Quando a gente monta uma vitrine do turismo, reunindo municípios em diferentes estágios de desenvolvimento turístico, conseguimos não só atrair visitantes, mas fazer com que essas cidades passem a se enxergar com mais clareza dentro do setor. É uma autoavaliação, um espaço de troca e aprendizado.

Apesar de não haver ainda estudos formais sobre o impacto econômico do evento, Antônio Roberto destacou a alta taxa de aprovação dos participantes em pesquisas de satisfação. “A FEMPTUR é vista como essencial. A gente nunca fez um levantamento específico de retorno financeiro, mas com certeza gera um impacto positivo, sim.”

Questionado sobre o que espera que os visitantes levem da feira, ele foi enfático:

Valorizar o que é nosso — o artesanato, o agricultor familiar, os grupos culturais, o nosso patrimônio natural. Incentivar e investir mais no turismo do nosso estado.

Natal como anfitriã e vitrine para o São João

Representando a capital potiguar, o secretário de Turismo de Natal, Sanclair Solon, também falou com o BNews Natal e reforçou a importância do evento para integrar e fortalecer o turismo entre os municípios:

“Natal recebe todos os municípios aqui na FEMPTUR, e é um momento importante para trocarmos experiências e estratégias. Cada cidade tem sua força: umas apostam mais na gastronomia, outras no turismo de natureza. Já Natal, além do sol e mar, está investindo pesado no turismo de eventos.”

Solon destacou que a FEMPTUR servirá também como palco para apresentar a programação do São João de Natal, com um "spoiler" das atrações e o início das festividades já durante a feira.

Vamos mostrar que Natal também é destino de festa junina. Teremos uma grande programação e queremos atrair o público das cidades vizinhas e turistas de todo o Brasil.

Sobre os planos para explorar pontos turísticos ainda pouco aproveitados, o secretário apontou que o município vem se preparando para atender novas demandas:

“Hoje temos uma estrutura sólida de hotelaria, bares e restaurantes. E estamos atentos a novos nichos, como o exemplo dos rooftops, que se consolidaram nos últimos anos e ajudam a manter o turista na cidade por mais tempo. A ideia é sempre oferecer novos produtos que aumentem o tempo de permanência e a experiência do visitante em Natal.”

Com foco em promover o turismo regional e criar conexões entre os municípios, a FEMPTUR reforça o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social no Rio Grande do Norte.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp