Cidades
Publicado em 10/04/2025, às 15h08 Redação
Os pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta sexta-feira, 11 de abril, para entregarem os documentos exigidos pelas instituições de ensino superior. Esse procedimento é realizado para que as informações fornecidas no momento da inscrição no programa sejam comprovadas.
A forma de entrega dos documentos — se presencial ou online — será definida pela instituição de ensino onde o candidato foi selecionado. Cada faculdade tem autonomia para estabelecer o método, e todos os detalhes sobre o processo estão disponíveis nos sites do Ministério da Educação (MEC).
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação em universidades e faculdades privadas de todo o Brasil. O programa é destinado a estudantes brasileiros que ainda não possuam diploma de nível superior.
Documentação necessária
Os candidatos podem acessar o resultado da seleção pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da plataforma Gov.br. A lista de documentos exigidos inclui, entre outros, comprovantes de identidade do candidato e de seus familiares, comprovantes de residência, histórico escolar do ensino médio e comprovantes de renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos. As universidades podem exigir documentos adicionais conforme sua política interna.
Com informações da Agência Brasil.
Classificação Indicativa: Livre