Polícia
Publicado em 18/04/2025, às 19h38 - Atualizado às 19h43 Redação
O reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Henio Ferreira de Miranda, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 16, na Escola de Governo, com o secretário da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo, com a superintendente da Polícia Federal no RN, delegada Larissa Perdigão, e com o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN, inspetor Péricles Venâncio dos Santos, para tratar dos recentes casos de violência ocorridos dentro do campus central da UFRN e buscar uma atuação integrada das forças policiais.
veja mais: Estudante é feita refém durante assalto no campus da UFRN em Natal
Denúncias de importunação sexual em ônibus da UFRN
As informações apuradas pela UFRN e os boletins de ocorrência foram repassados ao delegado Marcos Vinícius dos Santos, diretor de Polícia Civil da Grande Natal, para procedimentos de investigação. O secretário de Segurança fez um apelo à população pelo registro formal das ocorrências e anunciou ampliação de medidas de curto prazo. “Já definimos uma ação de policiamento ostensivo integrado juntamente com a segurança patrimonial da UFRN. É muito importante que toda a comunidade acadêmica quando tomar conhecimento de algum fato registre um boletim de ocorrência, inclusive através da delegacia virtual”, afirmou.
Por se tratar de uma autarquia federal, a atuação dentro das dependências da universidade é de competência da Polícia Federal. A delegada Larissa Perdigão destacou a parceria de longa data entre as duas instituições.
“As atribuições dos crimes praticados em detrimento da União são da competência da PF, então a gente tem essa parceria consolidada com a UFRN e estamos à disposição nesse e em qualquer outro episódio”, disse.
O reitor em exercício agradeceu a participação das Forças de Segurança Pública e destacou a importância de manter essa integração e o contato permanentes entre as instituições. “A união de esforços de ações tanto de polícia ostensiva quanto de polícia investigativa junto com a segurança patrimonial da universidade é essencial para diminuir e controlar os delitos no campus, além de localizar e prender os infratores”, concluiu.
Participaram ainda da reunião o comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel da PM, Alarico Azevêdo; o secretário-adjunto da SESED, delegado Osmir de Oliveira Monte; a ouvidora-geral da SESED, Julimar Gonçalves; o comandante do policiamento da capital, cel Marinho; o comandante do 5º batalhão da PM, major Trindade; o diretor de segurança patrimonial da UFRN, José Anchieta de Freitas; e a chefe de Gabinete da Reitoria, Magda Melo.
Classificação Indicativa: Livre