Polícia
Publicado em 28/04/2025, às 07h45 Dani Oliveira
Um homem, identificado como Adam Lo Kai-Ji dirigindo um carro preto avançou contra dezenas de pessoas na noite desse sábado (26) durante um festival da comunidade filipina em Vancouver, no Canadá. Segundo a polícia local, 11 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas.
O ataque aconteceu às 20h, no horário local (meia-noite no horário de Brasília), na zona de Sunset on Fraser. O homem jogou seu carro em alta velocidade contra bancas de comida. O festival filipino é conhecido como Lapu Lapu, e normalmente atrai grandes multidões.
O suspeito, de 30 anos, tem antecedentes policiais, segundo informou a polícia numa conferência de imprensa após o incidente. O Ministério Público da província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, acusou Adam Lo de homicídio.
Ver essa foto no Instagram
O jornal Vancouver Sun afirmou que o suspeito tem problemas de saúde mental e quando estava sendo interrogado pediu “desculpa” às pessoas que assistiam à cena, tendo-lhes pedido para não filmarem seu rosto com os telefones celulares.
Neste domingo (27), o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, descartou que exista uma “ameaça ativa sobre os canadenses”. As autoridades policiais já excluíram a hipótese de terrorismo.
Itamaraty confirma brasileira entre as vítimas
O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na noite deste domingo (27), a morte de uma brasileira após um motorista atropelar uma multidão durante um festival, em Vancouver, no Canadá.
A vítima brasileira do atropelamento no Canadá se chamava Kira Salim. Ela tinha 34 anos e morava em Vancouver.
Salim morava no Canadá há quase 3 anos, desde meados de 2022. Segundo a família, uma coisa importante sobre a história dela, é que fazia questão de dizer é que era uma pessoa trans, não-binária.
Classificação Indicativa: Livre