Política
Publicado em 25/04/2025, às 14h26 Giovana Góis
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Roma na manhã desta sexta-feira (25) para participar do velório do papa Francisco, que morreu na última segunda-feira (22), aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Logo após a chegada à capital italiana, Lula seguiu para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do pontífice está sendo velado. O funeral está marcado para este sábado (26) e será realizado no átrio da basílica, com a presença de diversos chefes de Estado e líderes mundiais.
Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, o presidente integra uma comitiva oficial que reúne representantes dos três Poderes. Estão com ele os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos); o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.
A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics, também compareceu à cerimônia. Ela partiu diretamente da China, onde fica a sede da instituição, e não integrou a comitiva que embarcou do Brasil.
Ao todo, a delegação brasileira é composta por quatro ministros, sete deputados federais, três senadores, além de assessores e representantes institucionais. O grupo utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Com a viagem de Lula ao exterior, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu interinamente a Presidência da República.
Classificação Indicativa: Livre