None

Funeral do papa Francisco terá rituais simples e sepultamento inédito

As reformas nos rituais funerários do papa Francisco visam enfatizar sua humildade como pastor e discípulo de Cristo, não como uma figura de poder. - Foto: Getty Images
Francisco terá um funeral simplificado, com mudanças que incluem seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maggiore  |   BNews Natal - Divulgação As reformas nos rituais funerários do papa Francisco visam enfatizar sua humildade como pastor e discípulo de Cristo, não como uma figura de poder. - Foto: Getty Images

Publicado em 22/04/2025, às 07h36   Sammara Bezerra



Em reunião nesta terça-feira (22), os cardeais do Vaticano anunciaram que o funeral do papa Francisco será às 5h do próximo sábado (26), 10h no horário local de Roma. Além disso, foram decididos outros detalhes durante a reunião de cardeais.

De acordo com no Vaticano, o sepultamento será realizado após a celebração da Santa Missa Exequial, na Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa fúnebre, o corpo do papa Francisco seguirá em procissão até a Basílica de Santa de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.

A Missa Exequial é uma celebração litúrgica católica realizada por conta do falecimento de uma pessoa e no momento do funeral. O rito está previsto no livro "Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice", que determina as cerimônias fúnebres do pontífice.

Francisco morreu aos 88 anos na segunda-feira (21). O Vaticano informou que o papa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.

O funeral de Francisco será cercado por uma série de cerimônias da Igreja Católica para se despedir do pontífice. Mais cedo, o Vaticano havia informado que a cerimônia deve ocorrer entre sexta-feira (25) e domingo (28).

Quais os próximos passos após a morte do papa?

Nos próximos dias, a Igreja Católica deve realizar uma série de cerimônias para se despedir de Francisco. Os ritos são divididos em três etapas, que vão desde a preparação do corpo até o enterro.

A primeira etapa foi feita ainda na segunda-feira (21), quando a Igreja confirmou oficialmente a morte do papa e selou os aposentos papais. Já nas próximos horas, o corpo do pontífice deve ser vestido com batina branca e vestes vermelhas e colocado em um caixão de madeira simples. O caixão será levado em procissão ate a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto por três dias.

O Vaticano anunciou que o corpo do papa será levado à basílica na manhã de quarta-feira (23). A partir desse dia, os fiéis poderão prestar as últimas homenagens.

Após a exposição pública, um pano branco será colocado sobre o rosto de Francisco. Em seguida, será celebrada uma missa fúnebre, com uma homilia sobre a vida e a espiritualidade do papa.

Depois da missa, o corpo será levado em procissão por Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.

Francisco téra um funeral simplificado

Cinco meses antes de morrer, o papa Francisco aprovou uma reforma que simplificou os rituais funerários de pontífices. Uma das alterações permite que o sepultamento dos papas ocorra fora do Vaticano, atendendo ao desejo de Francisco de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore.

A reforma também eliminou a exigência de três caixões tradicionais — de cipreste, chumbo e carvalho. Agora, a urna terá apenas uma estrutura de madeira revestida por zinco.

A simplificação, segundo o mestre de cerimônias litúrgicas do Vaticano, monsenhor Diego Ravelli, visa "enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo, e não de um homem poderoso deste mundo".

Além disso, também foi eliminada a exigência de que o papa seja colocado em um caixão elevado na Basílica de São Pedro para exibição pública.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp