Polícia

Crime organizado: levantamento aponta suspeita de 88 postos de combustíveis

Autoridades federais e estaduais investigam a infiltração do crime organizado em postos de combustíveis em 22 estados brasileiros  |  Investigação revela crime organizado em postos de combustíveis - Reprodução

Publicado em 21/04/2025, às 16h37   Investigação revela crime organizado em postos de combustíveis - Reprodução   Carol Maciel

Autoridades federais e estaduais estão conduzindo uma ampla investigação sobre a atuação do crime organizado em 941 postos de combustíveis distribuídos por ao menos 22 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte. O levantamento aponta indícios de controle parcial desses estabelecimentos por facções como Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho e Família do Norte. Milícias também estariam envolvidas no setor.

Segundo o mapeamento, São Paulo e Goiás são os estados com maior número de postos sob suspeita, com 290 e 163, respectivamente. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (146), Bahia (103) e Rio Grande do Norte (88). Em alguns casos, as redes criminosas operam de forma ramificada em diferentes regiões do país.

O levantamento foi elaborado pelo Núcleo Estratégico de Combate ao Crime Organizado, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O grupo reúne representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Ministério de Minas e Energia.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, expressou, em fevereiro, preocupação com a infiltração criminosa no setor. Na ocasião, anunciou a solicitação de um inquérito à Polícia Federal com foco em uma investigação mais ampla e abrangente, além das apurações setoriais já em andamento.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou, por meio de nota, que intensificou ações de combate ao crime organizado e monitora o setor. Goiás, Bahia, Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça não responderam aos questionamentos. Já o governo do Rio Grande do Norte declarou não haver investigações em curso no estado.

Fonte: 98 FM

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio grande do norte Postos Combustíveis Investigação Segurança pública Rio de janeiro Bahia São paulo Comando vermelho Crime Ministério da justiça Estados Pcc Milícias Goiás Autoridades Polícia fFederal

Leia também


Monitoramento contínuo: Semurb avalia postos de combustíveis da capital potiguar