Cidades
Publicado em 22/04/2025, às 14h04 Giovana Góis
Com a presença de chefes de Estado e figuras de relevância internacional, o funeral do papa Francisco está marcado para este sábado (26), às 10h (horário local), 5h no horário de Brasília, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A decisão foi tomada por cardeais católicos romanos em reunião realizada nesta terça-feira (22).
Francisco, que foi o primeiro papa latino-americano da história, será homenageado em uma cerimônia solene que reunirá multidões e contará com segurança reforçada. Entre os líderes que já confirmaram presença estão:
- Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos;
- Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil;
- Javier Milei, presidente da Argentina, país natal do pontífice;
- Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia;
- Olaf Scholz, chanceler da Alemanha;
- Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido;
- Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia;
- Príncipe William, que representará o rei Charles III.
A movimentação no Vaticano se intensifica com a programação prévia da despedida. O corpo do papa Francisco será transferido da capela da residência de Santa Marta, onde viveu durante os 12 anos de papado, para a Basílica de São Pedro, nesta quarta-feira (23), às 9h (horário local). A procissão será conduzida por cardeais e permitirá que os fiéis prestem as últimas homenagens.
Fotos divulgadas pelo Vaticano nesta terça (22) mostram o pontífice em suas vestes papais dentro de um caixão de madeira, guardado por dois membros da Guarda Suíça.
Todos os cardeais presentes em Roma foram convocados para uma reunião emergencial ainda nesta terça-feira, com o objetivo de definir os ritos fúnebres e organizar as decisões administrativas da Igreja Católica até a escolha do novo papa.
Leia também: [VÍDEO] Reveladas as primeiras imagens do velório do papa Francisco
Conclave: entenda como funciona o ritual que vai nomear próximo papa
Classificação Indicativa: Livre