Cidades

Papa Francisco: Vaticano divulga imagem oficial do túmulo e anuncia data de visitação pública

Foto inédita do túmulo do Papa Francisco é revelada; visitação será permanente a partir de domingo - Fonte: Reprodução
Túmulo em mármore traz a inscrição 'FRANCISCUS' e cruz peitoral do pontífice, localizado na Basílica de Santa Maria Maior  |   BNews Natal - Divulgação Foto inédita do túmulo do Papa Francisco é revelada; visitação será permanente a partir de domingo - Fonte: Reprodução

Publicado em 24/04/2025, às 13h24   Giovana Góis



O Vaticano revelou, nesta quinta-feira (24), a imagem oficial de como será o túmulo do papa Francisco, que ficará na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A estrutura, feita em mármore de origem ligure, traz apenas a inscrição “FRANCISCUS” e a reprodução da cruz peitoral do pontífice, conforme detalhou a Santa Sé em comunicado à imprensa.

O túmulo está localizado em um nicho da nave lateral da basílica, entre a Capela Paulina – conhecida por abrigar o ícone da Salus Populi Romani – e a Capela Sforza. Nas proximidades, está também o Altar de São Francisco, referência direta ao nome do pontífice argentino.

A Santa Sé confirmou que o local será aberto permanentemente para visitação dos fiéis a partir deste domingo (27).

Leia também:
- [Vídeo] Relembre a trajetória do Papa Francisco
- [VÍDEO] Reveladas as primeiras imagens do velório do papa Francisco
- Fumaça branca do Vaticano: veja como funciona o anúncio da escolha de um novo papa

O sepultamento de Francisco está marcado para este sábado (26), em uma cerimônia que reunirá centenas de chefes de Estado e líderes religiosos de diferentes países.

A comoção entre os fiéis já se manifesta de forma intensa. Até as 11h GMT (8h em Brasília) desta quinta-feira (24), ao menos 61 mil pessoas já haviam passado pela capela-ardente instalada na Basílica de São Pedro para se despedir do primeiro papa latino-americano. As longas filas persistem desde a abertura da visitação, na manhã de quarta-feira (23), e devem continuar até o encerramento da vigília pública, programado para a noite de sexta-feira (25).

A reabertura da basílica para o velório ocorreu às 2h desta quinta, pelo horário de Brasília (7h no horário local). No primeiro dia, o número de visitantes foi tão alto que o fechamento da igreja precisou ser adiado em quase duas horas – ocorreu por volta das 20h50, no horário de Brasília.

Imagem: reprodução

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp